Press & Eventos
Esperança e resiliência
Home > Press & Eventos > Esperança e resiliência
“Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses”. Rubem Alves
No limiar do ano novo, o que escrever a fim de expressar uma ideia sobre esperança?
Maria Rita era uma próspera gerente financeira em Porto Alegre. Não era feliz com o cargo, mas vivia tranquila. Tranquilidade dá segurança. Mas enquanto ela vivia sossegada através das finanças que organizava, o mundo foi tomado pela crise sanitária e, de forma inesperada, ela perdeu o emprego. E foi assim que num dia nublado ela anunciou à sua filha: “Luísa, te peço paciência pois vou ter que me reinventar.” E então, com mais de quarenta anos, minha amiga voltou à estaca zero. Fez cursos de panificação, encorajada por exemplos singelos de superação, porque o importante é não se deixar afundar pela infelicidade.
Maria Rita dedicou-se com afinco ao novo ofício, lembrando, com humor, que a vida não é um caminho em linha reta. No decorrer do ano revelou-se uma exímia padeira. E, apesar da pandemia, teve força interior suficiente para encarar o desconhecido, estruturar o seu negócio, recriar a sua vida…
Quem ainda não ouviu a palavra “resiliência”?
Entendida como a capacidade humana para encarar as adversidades da vida, a resiliência é uma força que impulsiona superação e aprimoramento pessoal. Frente a uma situação difícil, a depender como a encaramos, podemos sair feridos, mas não vencidos, logo transformados…
Do ponto de vista natural e histórico, somos cercados por exemplos de resiliência. A natureza é resiliente. Incêndios recorrentes testam a resiliência das florestas. Nelson Mandela superou a discriminação e 27 anos de prisão. Teve força e integridade para não se render durante seu longo cativeiro e sair determinado a promover as mudanças que sonhava desde jovem. Recentemente, assistimos à saga dos venezuelanos que desejam se tornar cidadãos brasileiros. Os donos de padaria que, em conexão com os atritos gerados pela pandemia, inovaram este ano os seus negócios, mudaram sua logística, aperfeiçoando a maneira de agradar o seu público…
Ninguém escapa às adversidades. De vez em quando, por razões diversas, a luz da alegria se apaga e somos, mais uma vez, desafiados a nos ajustar e nos transformar até que a alegria ressurge animando nossos dias…
Em consonância com a passagem do tempo, o que será apropriado cultivar em 2021? Manter uma visão que renuncia a desesperança e põe em prática a sabedoria da resiliência. Até para descobrirmos que a felicidade ou a infelicidade não depende tanto das causas exteriores…
“Quando não podemos mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos”. Viktor Frankl
Notinhas
A resiliência pode ser aprendida a qualquer tempo. São caminhos para desenvolver resiliência:
- Cuidar-se/fortalecer a autoestima
- Fazer conexões com pessoas positivas/altruístas
- Aceitar que as mudanças são parte da vida
- Evitar encarar as crises como problemas insuperáveis
- Atuar com decisão e firmeza ante as adversidades
- Ter contato regular com a natureza
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog